CAIM - Centro de Apoio a Idosos de Moreanes


Editorial

Proteção Social e Desenvolvimento Local

As instituições do terceiro setor desempenham nos dias de hoje um importante papel na coesão social dos territórios. Essa situação é particularmente evidente no caso das organizações que desenvolvem a sua atividade em áreas deprimidas do ponto de vista socioeconómico e também demográfico, como é o caso do CAIM, que tem na Margem Esquerda do Guadiana do Concelho de Mértola a sua área de influência.
De facto, o espaço de intervenção desta IPSS é marcado por indicadores sociais como por exemplo os elevados índices de envelhecimento ou de desemprego, que a par de outros, o colocam como um dos mais problemáticos territórios do país em termos sociais.

Assim e para além do apoio social prestado pelas diferentes respostas à população idosa e respetivas famílias, esta associação cumpre ainda o importante desígnio de promoção de desenvolvimento com a criação de emprego, e por essa via a dinamização das várias sinergias locais.

Consciente de que só com novas políticas de desenvolvimento e o aprofundamento de um Estado Social redistributivo, as populações, em particular as que vivem nos territórios mais deprimidos, podem atingir os patamares de bem-estar a que constitucionalmente têm direito, o CAIM, no lastro das antigas associações operárias deste recanto mineiro, tomou em mãos esse importante papel de dignificação das comunidades, num processo que acreditamos apresenta um enorme futuro.