CAIM - Centro de Apoio a Idosos de Moreanes

Fundado no dia 15 Junho do ano 2000 por um grupo de 15 cidadãos da Freguesia de Santana de Cambas, com o objectivo de resolver alguns problemas sociais sentidos pelas populações, nomeadamente pelos idosos e suas famílias, o CAIM iniciou a sua actividade em Fevereiro de 2001.
Inicialmente, com a resposta social de SAD- Serviço de Apoio Domiciliário - em Moreanes, e nalguns lugares limítrofes, como Corvos, Bens e Monte do Guiso. Paralelamente começou a funcionar o Centro de Dia.
Mais tarde, por volta de 2003, e a pedido do próprio Instituto da Segurança Social, o CAIM estendeu os seus serviços de SAD para a zona de Vale do Poço, e Vales Mortos, onde ainda hoje se mantém.

Por essa altura, começou a aprofundar-se a ideia de construção de um espaço de acolhimento.
Adquirido o terreno, elaborado o projecto, submetidas as candidatura a programas nacionais e comunitárias, que vieram a ser aprovadas, iniciou-se a obra do novo edifício no ano de 2004. Inicialmente por administração directa, e por uma empresa construtora posteriormente, equipamento que veio a ser inaugurado em Novembro de 2008.

Os três primeiros utentes do Lar, foram: Mariana da Conceição, Antónia Mestre e Francisca Rosa.
Para além destas três respostas socais, o CAIM, desenvolve ainda outras actividades para a infãncia, nomeadamente as actividades de Tempos Livres, para os associados e para a populaçõa em geral.

O CAIM é uma das maiores entidades empregadoras do Concelho de Mértola, com 34 colaboradores permanentes.