CAIM - Centro de Apoio a Idosos de Moreanes

Actividade principal

O Centro de Apoio a Idosos de Moreanes (CAIM) enquanto Instituição vocacionada para as respostas sociais dirigidas à população idosa e população em geral, tem como actividade principal o desenvolvimento de ações que visem a promoção da autonomia e integração social.
Assim, no âmbito das respostas sociais à população idosa, todas as ações / atividades que possam ser levadas a efeito com os seniores, contribuem para promover a sua autonomia, aproveitando e estimulando as suas capacidades e potenciando um viver de forma saudável no seu processo de envelhecimento. Neste sentido, importa realçar a importância da satisfação das necessidades mais elementares da pessoa idosa, através do apoio nas atividades da vida diária, mas também o papel de outras atividades que vão contribuir para retardar os efeitos que se verificam devido à progressiva alteração fisiológica, cognitiva e psicossocial.
Nesse contexto, o CAIM tem as seguintes
Respostas sociais:

Estrutura Residencial

Nesta resposta o CAIM presta ao idoso todos os cuidados de alimentação, higiene, conforto e acompanhamento que este necessitar, conforme o seu estado físico e psíquico.
Serviços:
 Alojamento / Alimentação / Higiene Pessoal / Tratamento Roupa / Cuidados de Saúde
 E ainda as seguintes atividades:
 Serviços de Convívio/animação;
 Atividades Desportivas;
 Passeios/visitas;
Horário:
 24 horas todos os dias do ano
Mensalidade com acordo de cooperação com a Segurança Social:
 A comparticipação dos utentes / famílias é calculado de acordo com os normativos em vigor (Instituto da Segurança Social, IP).
Mensalidade sem acordo de cooperação com a Segurança Social:
 Valor fixo: 850,00 € / mês

Centro de Dia
O Centro de Dia é uma Resposta Social que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.
Serviços:
 Alimentação
 Pequeno-almoço, Almoço, Lanche e Jantar
 Tratamento de Roupa
 Higiene Pessoal
Outros Serviços
 Acompanhamento ao exterior e apoio na saúde
Horário:
 Funciona das 08:00 h às 20:00 h;
 Todos os dias da semana.
Mensalidade:
A comparticipação dos utentes / famílias é calculado de acordo com os normativos em vigor (Instituto da Segurança Social, IP).

Serviço de Apoio Domiciliário
O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando por motivo de doença, deficiência, velhice ou outro impedimento, não possam assegurar temporária e ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária.
Serviços:
Alimentação
 Pequeno-almoço, Almoço, Lanche e Jantar
 Tratamento de Roupa
 Higiene Pessoal
Outros Serviços
 Acompanhamento ao exterior e apoio na saúde
Horário:
 Funciona das 08:00 h às 20:00 h
 Todos os dias da semana

Mensalidade:
A comparticipação dos utentes / famílias é calculado de acordo com os normativos em vigor (Instituto da Segurança Social, IP)